controles-de-acesso.webp

Controle de Acesso

O controle de acesso é importante para garantir a segurança de seus colaboradores, clientes e de seu patrimônio. Um sistema de acesso integrado permite ainda a extração de relatórios gerenciais.

Por que é importante controlar o acesso de pessoas?

Um controle de acesso tem o objetivo de trazer maior segurança ao seu empreendimento através do controle diário dos acessos de funcionários, visitantes, clientes e prestadores de serviço. Além disso, permite assegurar a entrada somente de pessoas autorizadas.

O controle de acesso pode ser usado em qualquer empresa: desde as de pequeno até as de grande porte.

Você decide quem pode acessar os locais restritos do seu empreendimento

O controle de acesso da Topdata permite que você decida quem pode acessar os locais controlados na sua empresa, inclusive os dias e os horários. Você pode, por exemplo, bloquear o acesso aos finais de semana, ou até mesmo antes do expediente, evitando que alguém entre fora do horário de atendimento habitual.

Com a adoção de um controle de acesso, você:

    • Tem a certeza de que seus funcionários estarão seguros em seu ambiente de trabalho, pois somente pessoas autorizadas entram no local;

    • Gerencia seu estoque com eficiência e com a certeza que somente a equipe responsável terá acesso aos produtos da sua empresa;

    • Garante o controle da sua tesouraria, assegurando que somente funcionários autorizados estarão no local;

    • Evita o acesso às informações da área de TI, pois o controle de acesso permite que você saiba em tempo real quem entrou nos locais controlados da sua empresa;

    • Assegura que a farmácia do seu hospital estará protegida, evitando que pacientes entrem no recinto;

    • Previne e protege sua escola ou berçário de possíveis perigos.

Com um design compacto e discreto, o Inner Acesso 2 é o controle de acesso ideal para qualquer empreendimento, atendendo perfeitamente as necessidades da sua empresa. Na versão com comunicação WiFi a instalação e a operação ficam ainda mais simples.

Devido a suas dimensões reduzidas, pode ser instalado em diversos tipos de ambientes, sendo um produto extremamente eficiente. Têm um design sofisticado, mas ao mesmo tempo simples, o que não interfere no projeto arquitetônico do seu ambiente.

Alia alta tecnologia com facilidade de instalação – É um equipamento de alta tecnologia para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, extremamente simples de instalar. Na versão WiFi a instalação fica ainda mais simples dispensando o cabeamento de redes de comunicação.

Configurável via página web – O Inner Acesso não precisa de nenhum software para configuração. É só abrir a página web, digitar o código de configuração e seguir os passos necessários.

Alarme antivandalismo – Caso aconteça alguma tentativa de violação do seu controle de acesso, o sensor aciona um alarme sonoro e luminoso, que impede o ato de vandalismo.

Pode ser usado online ou off-line – O Inner acesso 2 sai de fábrica com uma configuração que permite utilizá-lo sem a necessidade de conexão on-line, ou seja, off-line. O uso, nestes casos, é interessante para controlar um local específico, com menor circulação de pessoas e que não exige um gerenciamento instantâneo de entradas e saídas, como, por exemplo, um almoxarifado ou um CPD (Centro de processamento de dados).

Não deixa você esquecer a porta aberta – O controle de acesso também tem sinalização para porta esquecida aberta ou aberta sem autorização, que funciona on-line e off-line.

Possibilita uma rápida localização dos seus colaboradores, clientes e visitantes – Com a integração de um software de controle de acesso, você consegue saber, a qualquer momento, onde estão as pessoas dentro da sua empresa: você faz o cadastro dos seus funcionários e visitantes no sistema, e com isso consegue acompanhar em tempo real se a pessoa entrou no refeitório, na sala de reuniões, no estacionamento, enfim, em qualquer local.

Faça a gestão de acessos do seu empreendimento de modo simples, prático e completo com o o Inner Acesso 2 da Topdata!

Perguntas Frequentes

O que é controle de acesso?

Controle de acesso é uma solução que aplica regras de segurança para permitir ou bloquear a entrada de pessoas a locais restritos. O sistema consiste na identificação da pessoa, na verificação das regras definidas, e na autorização ou bloqueio do acesso.

Como é composto um sistema de controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso é composto por um software e por equipamentos de segurança. No software são definidas as regras de controle de acesso. Para fazer o controle físico são utilizados equipamentos como catracas e coletores que controlam a abertura de portas e cancelas. O sistema pode utilizar câmeras para aumentar a segurança.

Quais são as regras de controle de acesso que podem ser aplicadas?

O sistema de controle de acesso consulta uma base de dados que reúne as informações necessárias para a decisão de liberar ou bloquear a passagem de cada usuário. Por exemplo, o acesso pode ser concedido apenas às pessoas cadastradas na base de dados, e somente nos dias e horários definidos. Também pode ser aplicado um controle por créditos. Cada local controlado pode ter a sua regra de acesso específica. Para o acesso também podem ser consultadas questões particulares de cada aplicação, como o pagamento da mensalidade ou a verificação de algum tipo de pendência com a instituição.

Por que utilizar um sistema de controle de acesso?

Um sistema de controle de acesso é importante para a proteção de pessoas e do patrimônio. Em um local de trabalho devemos pensar na segurança das pessoas que trabalham no local e também dos visitantes. Ao identificar as pessoas e controlar a entrada, também trazemos maior segurança para as instalações e bens materiais.

O que é um controle de acesso on-line?

Em um controle de acesso on-line o equipamento que identifica o usuário envia essa informação para o software de controle imediatamente. O software consulta suas regras de acesso e envia um comando para o equipamento, autorizando ou bloqueando a entrada. Para uma aplicação on-line é necessária uma conexão permanente do equipamento com o software. Um ponto importante dessa solução é que o software concentra as operações que ocorrem em todos os pontos de acesso, permitindo maior nível de controle.

O que é um controle de acesso off-line?

Em um controle de acesso off-line o equipamento, por exemplo uma catraca, é configurado com as regras de acesso que devem ser aplicadas. Quando um usuário se identifica o próprio equipamento toma a decisão de autorizar a sua entrada ou bloquear. Em uma aplicação off-line não é necessária uma conexão permanente do equipamento com o software de controle.

Qual é o software ideal para o controle de acesso?

O software ideal para controle de acesso depende de cada caso. Existem softwares prontos que são parametrizáveis, atendendo a um grande número de aplicações com uma ótima relação custo x benefício. Também existem softwares que são feitos para determinados segmentos, considerando características particulares do segmento. Para atender necessidades mais específicas um software pode ser desenvolvido sob medida para uma aplicação. Nesse caso é possível fazer a integração do software com os equipamentos de acesso utilizando as bibliotecas de comunicação fornecidas pelo fabricante.

Como é feita a identificação do usuário em um sistema de controle de acesso?

A identificação do usuário em um sistema de controle de acesso pode ser feita por biometria, por cartão, por QR Code ou por senha. Em relação à biometria, as formas mais comuns são através da impressão digital ou do reconhecimento facial. Nesses casos é necessário cadastrar a biometria do usuário no sistema. O cartão é muito utilizado, por exemplo, para o controle de visitantes. Nesse caso, uma catraca com urna coletora é utilizada para recolher o cartão na saída. Outra forma prática de controlar visitantes é utilizando o código QR Code, que pode ser apresentado através do telefone celular.

Quais as principais aplicações de um sistema de controle de acesso?

Sistemas de controle de acesso são largamente utilizados em portarias de condomínios e empresas, academias, escolas, hospitais, indústrias, eventos, refeitórios e clubes.