Em 2021, foi publicada a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). O REP, que foi inicialmente definido na Portaria MTE 1.510/2009, passou a ser chamado de REP-C, ou Registro de Ponto Eletrônico Convencional. Ele deve ser certificado pelo Inmetro e é uma forma segura para o registro de ponto dos funcionários.
O Inner REP Plus imprime um comprovante para cada marcação de ponto dos funcionários, conforme determina o Ministério do Trabalho, oferecendo para sua empresa segurança jurídica e otimizando as rotinas de seu departamento de recursos humanos.
Quais as vantagens de um relógio de ponto biométrico?
-
Evita que o colaborador deixe de marcar o ponto devido a esquecimento ou extravio do cartão.
-
Evita empréstimos de cartão, gerando marcações fraudulentas, somente o próprio colaborador poderá marcar seu ponto.
-
Com o relógio de ponto biométrico, o processo de marcação será simples e intuitivo, basta o colaborador posicionar o dedo no leitor de impressão digital.
-
Caso a empresa queira usar apenas biometria, terá uma redução de custos com a aquisição de cartões para novos funcionários, ou troca de cartões em caso de desgaste ou extravio.
-
Caso a empresa prefira manter o uso de cartões e crachás poderá aumentar a segurança, mantendo os crachás e agregando a leitura da impressão digital em um mesmo equipamento com os dois tipos de tecnologia de identificação do colaborador.
Antes de comprar relógio de ponto biométrico verifique se o mesmo foi aprovado pelo INMETRO.
Ter a aprovação do INMETRO significa que o relógio de ponto biométrico que você usa segue as normas técnicas obrigatórias, que passou por testes e ensaios e que você tem um relógio de ponto que vai lhe oferecer segurança e integridade das marcações efetuadas no relógio, com a oferta dos seguintes recursos:
-
Todos os documentos fiscais são assinados digitalmente, evitando copias e falsificações, em especial no recibo do colaborador;
-
Comunicação criptografada impossibilita que um software não autorizado se comunique com o relógio de ponto;
-
Sistema de detecção, que bloqueia o funcionamento do equipamento, caso haja tentativa de violação.
Como funciona o relógio de ponto biométrico?
-
O relógio de ponto biométrico identifica o trabalhador pela leitura da impressão digital;
-
Registra a marcação de ponto na memória;
-
Imprime o comprovante do trabalhador;
-
Permite exportar marcação de ponto para tratamento através do software de controle de ponto;
-
O fiscal do trabalho pode verificar o registro de ponto biométrico coletando as marcações gravadas na memória do equipamento através de um pendrive, conectado à porta USB do relógio.