Por que usar um relógio de ponto eletrônico homologado?
Desde 01 de março de 2011 é exigido pelo Ministério do Trabalho que, empresas que registram o ponto de seus funcionários de maneira eletrônica, utilizem relógios homologados pelo Ministério e atualmente é obrigatório que os fabricantes produzam relógios aprovados pelo INMETRO para garantir que apresentem requisitos mínimos para que registrem fielmente as marcações de ponto.
O Inner REP Plus permite o controle de ponto para todos os portes de empresas, oferecendo segurança jurídica para o empregador, facilitando a gestão de recursos humanos e garantindo o controle fiel das marcações dos empregados. Atualmente a versão mais utilizada pelas empresas é o relógio de ponto biométrico.
Com uma ótima relação entre preço e benefícios, o relógio de ponto eletrônico Inner REP Plus, facilita a gestão de sua empresa possibilitando a redução de custos e promovendo o aumento da produtividade.
Como funciona o ponto eletrônico?
-
O empregado registra o ponto usando seu cartão de identificação, por biometria ou ainda pelo teclado sensível ao toque;
-
O REP armazena esse registro na memória e imprime o comprovante do trabalhador com assinatura digital que impede sua falsificação;
-
Por fim o relógio permite exportar as marcações para tratamento no sistema de controle de ponto pela rede de dados ou pela porta USB auxiliar.
-
O MTE fiscaliza os registros de ponto eletrônico, coletando as marcações registradas na memória do equipamento através de um pendrive conectado à porta USB Fiscal.
-
Ao comprar ponto eletrônico verifique se o mesmo foi aprovado pelo INMETRO.
Atenção: A partir de abril de 2017 somente poderão ser fabricados no Brasil relógios de ponto eletrônico aprovados pelo Inmetro. Os modelos que ainda não possuem o selo de aprovação serão obrigatoriamente descontinuados.
Ter a aprovação do INMETRO significa que o relógio ponto eletrônico que você usa segue as normas técnicas obrigatórias, que passou por testes e ensaios e que você tem um relógio de ponto que vai lhe oferecer segurança e integridade das marcações efetuadas no relógio, com a oferta dos seguintes recursos:
-
Assinatura digital: Todos os documentos fiscais são assinados digitalmente evitando falsificações, em especial do recibo do colaborador;
-
Comunicação criptografada: impossibilita que uma pessoa não autorizada tenha acesso aos dados do equipamento;
-
Proteção anti-violação: bloqueia o funcionamento do relógio em caso de abertura do gabinete.